Se você fez um bom planejamento de seus estudos, então executar o plano será mais fácil e organizado.
Agora, você vai seguir o plano que você fez. Se durante o percurso do seu projeto você sentir necessidade de fazer ajustes no plano, faça. Pois de repente você descobre que precisa dar mais enfoque em uma determinada disciplina ou desfocar de outra. Ou quem sabe você precise aumentar/diminuir a carga de estudo.
Lembre-se que você deve ajustar o seu planejamento a sua capacidade de executá-lo. Por exemplo, se você dispõe apenas de 3 horas diárias de estudos, seu planejamento deverá ser adaptado para as suas possibilidades. Você é quem conhece os limites do seu corpo e da sua mente, então, trate de adequar o seu planejamento à sua capacidade de estudar...mas sem exagero.
Algumas pessoas podem estar se perguntando: "ora, porque os outros conseguem e eu não consigo passar, mesmo estudando várias horas...".
Posso destacar dois fatores para isso:
1º fator - Ausência ou mal planejamento dos estudos
Existem muitas pessoas com muita vontade e dedicação nos estudos, passam várias horas estudando, mas pulam as etapas que vimos anteriormente (Iniciação e Planejamento), ou seja, foi direto para o "Executar", sem ter um projeto definido e um plano de estudo.
Também ocorre de pessoas fazerem um planejamento incoerente, do tipo: "vou passar logo no primeiro ano se estudar 12h por dia pra compensar..." . Na verdade é um dos grandes erros, pois pode gerar uma falsa ideia que quantidade é qualidade, e se no outro ano o camarada continuar nesse mesmo esquema, é muito provável que alguém que tenha feito um planejamento coerente seja aprovado mesmo estudando bem menos horas diariamente.
2º fator - O momento
Acontece do camarada estar super preparado, mas, no momento da prova algo o tirou a concentração, não estava num dia bom ou a banca modificou o perfil de questões. Isso acontece. Mas, lembre-se que isso apenas poderá alongar a duração do seu projeto, nunca terminá-lo, pois, só termina na próxima tentativa quando você for aprovado.
Em todo bom projeto você deve estar preparado para que os riscos não lhe atrapalhem ou que o impacto seja o menor possível.
Aqui vai algumas dicas para executar um bom planejamento de estudos:
Procure se concentrar o máximo possível nas leituras, principalmente quando o assunto é novo pra você ou que tenha mais dificuldade. Digamos que você leia desatentamente um assunto, este provavelmente se tornará um assunto desinteressante para o seu subconsciente e nas próximas leituras você talvez nem perceba, mas sua mente desejará se desfazer daquilo.
2. LOCAL DE ESTUDO
Tenha um local isolado para os estudos. Um local que não permita ou que tenha o mínimo de interferência na sua concentração. E mais uma vez recomendo que você converse com sua família sobre isso e que você precisa dedicar esse tempo para estudar.
3. MATERIAL SEMPRE À MÃO
Mantenha sempre o seu material de estudos próximo a você, assim você não perde tempo procurando ou deslocando-se atrás deles.
4. CANSAÇO
Quando estiver cansado, procure relaxar com coisas que sejam úteis para o seu estudo, por exemplo, quer ver televisão ?? Esqueça o JN, fantástico, futebol, etc. Agora você só tem vídeo aulas de gramática, história, geografia... Não deixe de ver vídeos no Youtube sobre assuntos que irão cair na prova.
Quer assistir um filme de verdade ? Assista algo sobre a História do Brasil, de preferência algo relacionado ao conteúdo da prova, podendo ser até documentários, como por exemplo:
"Guerra de Canudos"
🎬 Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=7mwuCHGsom0
5. OTIMIZE SUAS REVISÕES
Como falado antes, você pode fazer marcações com "caneta marca texto" nos textos interessantes dos livros, além disso, também escreva as regras, macetes, dicas, etc em uma ou mais folhas A4 que está nos livros correspondentes, pois irá servir como um "índice". Assim você pode passar nessas anotações antes de reler o livro ou passar o olho pelas marcações. Caso encontre algo interessante novamente, faça a devida marcação e anote na folha se for importante. Você também pode utilizar um caderno ao invés da folha A4, nesta caso, de preferência separado por disciplina para ficar melhor organizado.
6. ASSUNTOS DIFÍCEIS DE APRENDER
Vou lhe apresentar 3 coisas muito interessantes:
1º) Faça seus próprios vídeos. Existem programas bem bacana que grava a tela do computador enquanto você mexe nele, que também captura o áudio do microfone, então para matérias que são difíceis de decorar, faça um PowerPoint com os conceitos e vá comentando (falando), depois você pode assistir dezenas de vezes e assim por osmose o assunto irá entrar no seu cérebro.
2º) Você pode pegar aulas no Youtube e baixar em .mp4 para assistir no seu celular onde você estiver. Também você pode converter as aulas para .mp3 para escutar no celular, no carro, etc. Tudo é válido para você estar imerso nos assuntos de estudo o máximo que você conseguir.
3º) Coloque seus mapas mentais, os mapas mudos de geografia, etc que você terá que decorar em locais de grande visibilidade, por exemplo pregados na parede do seu local de estudo, pois sempre que surgir alguma dúvida você pode passar o olho neles...
Bem, com atitudes simples você conseguirá otimizar a execução do seu plano de estudo, desta forma, você estará quase sempre rodeado ou imerso nos estudos.
Na próxima fase irei falar sobre "CONTOLE E MONITORAMENTO" nos estudos.